Monday, April 25, 2005

Encontro Nacional de Filosofia

Notas abertura

Lorenzo Mammi

graus da arte

belo 1o grau na escala

prestigio
escultores criam canones para fazer estatua mas nao e sua atividade em si

belo util
que tem valor experimental

renascimento
autonomia do belo acaba

renasc. Cria nocao de artes como atividades liberais

materias se deformam

maneira como percebemos materia tb e experiencia sensivel

literatura musica eram artes liberais
pensamento
nao mexia com materia

pintura liberal
mistura incompativel
ideia e materia

materiais criam forma plastica
bronze e marmore reagem diferentemente a luz

a ideia e eterna

paradoxo

santa ceia da vinci
grande degeneracao
restauracao
capela sistina
marrom e depois colorida
nao eh cor original pq antes se via com vela
mas nao tira o sentido da capela sistina

paradoxo presente implicito na renascenca

a pintura e uma atividade mental
da vinci

a mao que tira a sombra tem que ser guiada pelo intelecto
citacao

michelangelo
quem cola eh sapateiro
se faz escultura de uma pedra so
uma nasce da outra

tira da pedra conceito errado

paradoxo algo que destroi ordem medieval
materiall x mental
existe algo que eh ambos
portanto universal

sentido da obra eh renovado a cada olhar

significado da obra vai alem do artista

reliquia tinha conteudo espiritual na idade media

isso e transportado para um objeto determinado por sua feitura

o modo como eh feito determina sua sacralidade

mona lisa
pessoas vao aos museus para reconhecer
nao adianta fazer copia da m lisa
o que vale eh o misterio de como foi feito

biblia
sentido inesgotavel contexto medieval

illiada
tradicao classica
diferente

renascim
recupera inesgotavel sentido

arte vira objeto anfibio
nao pode ser incluido totalmente em nenhum campo do saber

renasc
pensamento tb nao eh particular

3a fase
tese de kant
onde encaixar a arte
nao apenas, como antigos, a arte depende de conceitos teoricos ou morais

kant inverte o problema
como podemos dizer que algo eh belo?

Nao eh apenas julgamento subjetivo

demanda objetividade

belo em geral, para todos concordarem

tira o problema do objeto, coloca no enunciado

nao posso reverter a descricao das minhas sensacoes

nao posso possuir uma grade de conceitos para encaixar o belo

para cada objeto, criar uma nova grade

tenho que reorganizar o mundo a partir do objeto

belo eh sempre diferente

kant criou modelos de pensamento ligados por critica do juizo
a partir da obs da arte cria sistem que vale para ela

criou se situacao fragil
tentativa resolver
positivismo
formalismo

a partir de kant pensamento sobre arte muda

cada obra funda valores
remete a discussao

obra moderna
substitui continuacao do passado por sintese e ruptura
segue modelo kantiano do seu proprio mundo de valor

sec 19
criados ciencia da arte
modelos criticos da arte
tentetivas de parametros para analisar a arte

linear
otico
tatico

----------------perdi um pouco

modelo iconologico
arte como conj de codigos

nao chega a explicar porque uma obra eh melhor que o outro
funciona bem com obras cheias de simbolo
duhrer

--------

houve tentativas de fundir modelos

5o grau

grinberg

tese kantiana reforcada

julgamento estetico tende a se tornar cada vez mais auto referente

arte moderna so fala da feitura da propria obra

campo de imagens puras
mundo externo eh redimensionado

escultura e pintura objetos puramente oticos
se prestam a percepcao visual

distanciamento sutil
mas tira dos artistas tudo que tem de expressionismo
campo otico contemplativos
color field mapping

novo problema
se a arte nao diz nada sobre o que nao eh arte
seria a arte apenas sensacao otica?

steinberg
critico arte pop
concorda com campo de especializacoes nas artes

deixa para arte contemporanea que parte da critica

o que esta sendo descoberto e a feitura do objeto

minimalismo
caixas de aluminio em filas
processo que se torna perceptivel
rev industrial
objetos iguais
posicao do observador

torna evidente o que eh oculto

caixa sozinha nao tem valor mas sua disposicao espacial
colocada com intencao

existencialismo conceitual
o que conta eh a essencia da arte
retirar o acessorio
arte conj de pens

enunciado da arte importa
difere sistemas pq nao tem funcionalidade
objeto fisico em si

a arte so fala sobre a arte
cada um tem sua definicao de arte
definicoes do objeto nao contam

lado mental acabou

campo reflexivo ou
arte experiencia do mundo intensificada

autonomia da arte no sentido estetico

pontos importantes para a analise
definicao de arte
apresentacao do objeto
enunciado

objeto no campo errado tem ambiguidade

tres cadeiras

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