Encontro Nacional de Filosofia
Notas abertura
Lorenzo Mammi
graus da arte
belo 1o grau na escala
prestigio
escultores criam canones para fazer estatua mas nao e sua atividade em si
belo util
que tem valor experimental
renascimento
autonomia do belo acaba
renasc. Cria nocao de artes como atividades liberais
materias se deformam
maneira como percebemos materia tb e experiencia sensivel
literatura musica eram artes liberais
pensamento
nao mexia com materia
pintura liberal
mistura incompativel
ideia e materia
materiais criam forma plastica
bronze e marmore reagem diferentemente a luz
a ideia e eterna
paradoxo
santa ceia da vinci
grande degeneracao
restauracao
capela sistina
marrom e depois colorida
nao eh cor original pq antes se via com vela
mas nao tira o sentido da capela sistina
paradoxo presente implicito na renascenca
a pintura e uma atividade mental
da vinci
a mao que tira a sombra tem que ser guiada pelo intelecto
citacao
michelangelo
quem cola eh sapateiro
se faz escultura de uma pedra so
uma nasce da outra
tira da pedra conceito errado
paradoxo algo que destroi ordem medieval
materiall x mental
existe algo que eh ambos
portanto universal
sentido da obra eh renovado a cada olhar
significado da obra vai alem do artista
reliquia tinha conteudo espiritual na idade media
isso e transportado para um objeto determinado por sua feitura
o modo como eh feito determina sua sacralidade
mona lisa
pessoas vao aos museus para reconhecer
nao adianta fazer copia da m lisa
o que vale eh o misterio de como foi feito
biblia
sentido inesgotavel contexto medieval
illiada
tradicao classica
diferente
renascim
recupera inesgotavel sentido
arte vira objeto anfibio
nao pode ser incluido totalmente em nenhum campo do saber
renasc
pensamento tb nao eh particular
3a fase
tese de kant
onde encaixar a arte
nao apenas, como antigos, a arte depende de conceitos teoricos ou morais
kant inverte o problema
como podemos dizer que algo eh belo?
Nao eh apenas julgamento subjetivo
demanda objetividade
belo em geral, para todos concordarem
tira o problema do objeto, coloca no enunciado
nao posso reverter a descricao das minhas sensacoes
nao posso possuir uma grade de conceitos para encaixar o belo
para cada objeto, criar uma nova grade
tenho que reorganizar o mundo a partir do objeto
belo eh sempre diferente
kant criou modelos de pensamento ligados por critica do juizo
a partir da obs da arte cria sistem que vale para ela
criou se situacao fragil
tentativa resolver
positivismo
formalismo
a partir de kant pensamento sobre arte muda
cada obra funda valores
remete a discussao
obra moderna
substitui continuacao do passado por sintese e ruptura
segue modelo kantiano do seu proprio mundo de valor
sec 19
criados ciencia da arte
modelos criticos da arte
tentetivas de parametros para analisar a arte
linear
otico
tatico
----------------perdi um pouco
modelo iconologico
arte como conj de codigos
nao chega a explicar porque uma obra eh melhor que o outro
funciona bem com obras cheias de simbolo
duhrer
--------
houve tentativas de fundir modelos
5o grau
grinberg
tese kantiana reforcada
julgamento estetico tende a se tornar cada vez mais auto referente
arte moderna so fala da feitura da propria obra
campo de imagens puras
mundo externo eh redimensionado
escultura e pintura objetos puramente oticos
se prestam a percepcao visual
distanciamento sutil
mas tira dos artistas tudo que tem de expressionismo
campo otico contemplativos
color field mapping
novo problema
se a arte nao diz nada sobre o que nao eh arte
seria a arte apenas sensacao otica?
steinberg
critico arte pop
concorda com campo de especializacoes nas artes
deixa para arte contemporanea que parte da critica
o que esta sendo descoberto e a feitura do objeto
minimalismo
caixas de aluminio em filas
processo que se torna perceptivel
rev industrial
objetos iguais
posicao do observador
torna evidente o que eh oculto
caixa sozinha nao tem valor mas sua disposicao espacial
colocada com intencao
existencialismo conceitual
o que conta eh a essencia da arte
retirar o acessorio
arte conj de pens
enunciado da arte importa
difere sistemas pq nao tem funcionalidade
objeto fisico em si
a arte so fala sobre a arte
cada um tem sua definicao de arte
definicoes do objeto nao contam
lado mental acabou
campo reflexivo ou
arte experiencia do mundo intensificada
autonomia da arte no sentido estetico
pontos importantes para a analise
definicao de arte
apresentacao do objeto
enunciado
objeto no campo errado tem ambiguidade
tres cadeiras
Notas abertura
Lorenzo Mammi
graus da arte
belo 1o grau na escala
prestigio
escultores criam canones para fazer estatua mas nao e sua atividade em si
belo util
que tem valor experimental
renascimento
autonomia do belo acaba
renasc. Cria nocao de artes como atividades liberais
materias se deformam
maneira como percebemos materia tb e experiencia sensivel
literatura musica eram artes liberais
pensamento
nao mexia com materia
pintura liberal
mistura incompativel
ideia e materia
materiais criam forma plastica
bronze e marmore reagem diferentemente a luz
a ideia e eterna
paradoxo
santa ceia da vinci
grande degeneracao
restauracao
capela sistina
marrom e depois colorida
nao eh cor original pq antes se via com vela
mas nao tira o sentido da capela sistina
paradoxo presente implicito na renascenca
a pintura e uma atividade mental
da vinci
a mao que tira a sombra tem que ser guiada pelo intelecto
citacao
michelangelo
quem cola eh sapateiro
se faz escultura de uma pedra so
uma nasce da outra
tira da pedra conceito errado
paradoxo algo que destroi ordem medieval
materiall x mental
existe algo que eh ambos
portanto universal
sentido da obra eh renovado a cada olhar
significado da obra vai alem do artista
reliquia tinha conteudo espiritual na idade media
isso e transportado para um objeto determinado por sua feitura
o modo como eh feito determina sua sacralidade
mona lisa
pessoas vao aos museus para reconhecer
nao adianta fazer copia da m lisa
o que vale eh o misterio de como foi feito
biblia
sentido inesgotavel contexto medieval
illiada
tradicao classica
diferente
renascim
recupera inesgotavel sentido
arte vira objeto anfibio
nao pode ser incluido totalmente em nenhum campo do saber
renasc
pensamento tb nao eh particular
3a fase
tese de kant
onde encaixar a arte
nao apenas, como antigos, a arte depende de conceitos teoricos ou morais
kant inverte o problema
como podemos dizer que algo eh belo?
Nao eh apenas julgamento subjetivo
demanda objetividade
belo em geral, para todos concordarem
tira o problema do objeto, coloca no enunciado
nao posso reverter a descricao das minhas sensacoes
nao posso possuir uma grade de conceitos para encaixar o belo
para cada objeto, criar uma nova grade
tenho que reorganizar o mundo a partir do objeto
belo eh sempre diferente
kant criou modelos de pensamento ligados por critica do juizo
a partir da obs da arte cria sistem que vale para ela
criou se situacao fragil
tentativa resolver
positivismo
formalismo
a partir de kant pensamento sobre arte muda
cada obra funda valores
remete a discussao
obra moderna
substitui continuacao do passado por sintese e ruptura
segue modelo kantiano do seu proprio mundo de valor
sec 19
criados ciencia da arte
modelos criticos da arte
tentetivas de parametros para analisar a arte
linear
otico
tatico
----------------perdi um pouco
modelo iconologico
arte como conj de codigos
nao chega a explicar porque uma obra eh melhor que o outro
funciona bem com obras cheias de simbolo
duhrer
--------
houve tentativas de fundir modelos
5o grau
grinberg
tese kantiana reforcada
julgamento estetico tende a se tornar cada vez mais auto referente
arte moderna so fala da feitura da propria obra
campo de imagens puras
mundo externo eh redimensionado
escultura e pintura objetos puramente oticos
se prestam a percepcao visual
distanciamento sutil
mas tira dos artistas tudo que tem de expressionismo
campo otico contemplativos
color field mapping
novo problema
se a arte nao diz nada sobre o que nao eh arte
seria a arte apenas sensacao otica?
steinberg
critico arte pop
concorda com campo de especializacoes nas artes
deixa para arte contemporanea que parte da critica
o que esta sendo descoberto e a feitura do objeto
minimalismo
caixas de aluminio em filas
processo que se torna perceptivel
rev industrial
objetos iguais
posicao do observador
torna evidente o que eh oculto
caixa sozinha nao tem valor mas sua disposicao espacial
colocada com intencao
existencialismo conceitual
o que conta eh a essencia da arte
retirar o acessorio
arte conj de pens
enunciado da arte importa
difere sistemas pq nao tem funcionalidade
objeto fisico em si
a arte so fala sobre a arte
cada um tem sua definicao de arte
definicoes do objeto nao contam
lado mental acabou
campo reflexivo ou
arte experiencia do mundo intensificada
autonomia da arte no sentido estetico
pontos importantes para a analise
definicao de arte
apresentacao do objeto
enunciado
objeto no campo errado tem ambiguidade
tres cadeiras
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